Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



 



Protesto

Polícias municipais em greve a 27 de Agosto


Os polícias municipais portugueses marcaram para 27 de Agosto uma greve de 24 horas e um protesto junto ao Ministério da Administração Interna (MAI), revelou esta sexta-feira fonte sindical. Lisboa e Porto não aderem à paralisação

 

O pré-aviso de greve abrange «todos os trabalhadores da Administração Local, independentemente do respetivo tipo de vínculo, que exerçam funções de polícias municipais, de modo a possibilitar a sua participação na concentração que vão efetuar às 12h desse dia, junto ao MAI», disse à Lusa a presidente do Sindicato Nacional das Polícias Municipais (SNPM), Sandra Seixas.

Os polícias municipais de Lisboa e Porto, que são agentes destacados pela PSP, estão excluídos da greve.

Aliás, um dos motivos da greve e do protesto é, segundo o SNPM, a luta pela criação de um modelo único de polícias municipais em Portugal, «pondo-se fim à discriminação existente entre as de Lisboa e Porto e as dos restantes municípios», explicou Sandra Seixas, que pertence à Polícia Municipal de Oeiras.

O SNPM exige também «o cumprimento das expetativas criadas em torno da revisão do Estatuto das Polícias Municipais, mediante a reposição e negociação do projeto inicialmente proposto pelo Governo».

O caderno reivindicativo dos polícias municipais inclui a exigência de atribuição de meios de defesa e proteção individual «adequados ao serviço policial», a luta pela«defesa do vínculo público de nomeação, a consagração de uma carreira especial para estes trabalhadores e a revisão do quadro remuneratório».

Excluindo os casos especiais de Lisboa e Porto, Portugal tem 33 corpos de polícia municipal, dotados com um total de 750 agentes.

 

 

Fonte: 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:52



Mais sobre mim

foto do autor